A timidez traz dificuldades no âmbito profissional?

24/06/2015 21:10

A  timidez nada mais é que um aspecto que caracteriza o indivíduo diante de algumas ou todas as situações, inclusive as que exigem um grau maior de participação e envolvimento.

Nos processos seletivos, seja em entrevistas ou dinâmicas de grupo, é essencial trabalhar a timidez, pois serão avaliados aspectos condizentes com o perfil da pessoa. Resumindo, é nestas situações que o profissional tem a chance de "se vender", mostrar suas características.

Um aspecto muito importante a ser considerado, também, são os requisitos da vaga pretendida. Digo que este aspecto é muito significativo, pois é ele que vai determinar se a sua timidez atrapalhará ou não. As vagas geralmente requerem do profissional características específicas, além daquelas básicas e técnicas, que são determinadas a partir de aspectos culturais da empresa e também da própria dinâmica do grupo ao qual o profissional irá se juntar. Isso varia muito de empresa para empresa.

Portanto, a sua timidez atrapalha até o ponto em que ela não permite que você se exponha, demonstre seus objetivos e suas características. Se você não se manifesta, não terá como ser avaliado. Não se esqueça de que em uma dinâmica de grupo ninguém além de você fará a sua propaganda. Trabalhe em pequenas situações diárias, procurando ao mesmo tempo proteger sua essência e nunca deixar de ser você mesmo. Como tudo na vida, pagamos preços por sermos verdadeiros, mas temos que acreditar que tudo tem seu lado bom e ruim e que somos passíveis de mudança quando se tem um objetivo a alcançar. Ser tímido pode atrapalhar às vezes, mas também pode trazer benefícios em algumas situações.

Mozart Amaecing Langbeck

*  especialista em empregos e carreiras